segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Modelo de cor CMYK

CMYK é um sistema de cores cuja sigla é formada pelas cores Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK (Preto). O CMYK (também chamado de cor-pigmento) é um sistema muito utilizado na indústria gráfica.
Além das cores primárias ciano, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada como a "cor chave" por ser essencial para definir os detalhes de uma imagem (para alguns, o "K" que faz parte da sigla seria da palavra inglesa "Key", que significa "chave").

O sistema CMYK é utilizado para impressão em cores com tinta, com o objetivo de ocultar algumas cores, quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores. O CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes. O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível.

O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.

A observação dos cubos de cor das figuras mostram que as cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMYK.



Webgrafia
https://www.significados.com.br/cmyk/
http://esagapib12ano.blogspot.pt/2010/03/o-modelo-da-cor-cmyk.html
http://d85fd144eb6d904e1307-ee0389f939f121fe3a9bfdd4a2fec20f.r35.cf2.rackcdn.com/images/resource-pages/cmyk-illustration.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário