quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Fontes Tipográficas

Uma fonte tipográfica  é um padrão, conjunto de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos tipo Garamond, tipo Arial (...).
É um conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, símbolos ou números. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinónimo de família tipográfica, mas isso é um engano: a família tipográfica é o conjunto de variações de determinada fonte (itálico, versalete, etc.).
Uma família tipográfica é um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, com características e detalhes idênticos que se repetem entre todos.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no final das hastes de cada letra.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (“sem serifa” em francês).

A principal forma de diferenciação dos tipos de letra é feita de acordo com a presença ou ausência  de serifas.
Os textos com serifas são usados, normalmente, em romances pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. As letras com serifas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.
Os tipos sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso, já que parecem mais limpos, costumam ser usados em títulos e chamadas.

Tipos de fontes :

Os tipos de fonte são  utilizadas para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
O tamanho de uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto, que equivale aproximadamente a 0,3528 mm.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.

Fontes bitmapped - São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Fontes escaladas - São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas e contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.
Resultado de imagem para bitmapped e escaladas

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica
http://bacoedioniso.blogspot.pt/2014/10/tipos-de-fontes-bitmapped-e-escaladas.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYCJ6XCTEuYWq54p1jb-TTtImNSzqF_Amb8BGTf8HJaCosyGvI7UgRvkEZjrIWvCxwAdnkwhQpKAAFMRUZg_uFgMGIiWLzYCp9MF5Otn5l7ivJ19PjEkGL7CL13mXzWfHJTvnP2wC21TG2/s1600/Capturar.PNG
http://3.bp.blogspot.com/_1M9hyc7r_c4/TOaSKPsBuiI/AAAAAAAAAHU/3chlfYgYwgE/s200/tipografia021.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário