terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cor

cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pelas superfície e das características sensoriais dos sistemas de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma cor.




A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. 
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópicaFeita então esta projecção o cérebro terá que processar o que observou.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).


Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor
http://sidigicor.blogspot.pt/2011/02/como-e-feita-intrepretacao-das-cores.html
http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/forma-como-e-feita-interpretacao-das.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,69756412,00.jpg
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/12/espectro-visivel-da-luz.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário