domingo, 2 de outubro de 2016

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é um tópico aparentemente novo, mas que está e continuara a revolucionar o mercado de entretenimento. Isto porque é uma tecnologia avançada que tem como objectivo recriar ao máximo pormenor a sensação de realidade para o seu usuário em meios virtuais com o auxílio de técnicas e equipamentos tecnológicos.

O termo oficial de Realidade Virtual criado por Janor Lanier significa "diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado."

As características da realidade virtual são a imersão, a interação e o envolvimento.
  • A imersão é a sensação real de o utilizador estar num ambiente virtual e conseguir manipular os objetos ali presentes. Isto é possível devido à utilização de equipamentos, como capacetes digitais e a caverna digital. O termo realidade virtual parte do princípio de ser um sistema completamente imersivo. A realidade virtual não imersiva distingue-se pela utilização de um monitor comum e um dispositivo de entrada (por exemplo o rato) para manipulação do ambiente virtual.
  • A interação é a capacidade de manipular os objetos virtuais. 
  • O envolvimento é a exploração do ambiente virtual.
Curiosidade: Para que o sucesso seja alcançado, os fabricantes vão ter que lidar com um percalço um bocado curioso: lapsos de convicção. Em algumas simulações feitas com pessoas sentadas em cadeiras confortáveis, às vezes a realidade virtual é real demais. Isso porque o nosso cérebro não consegue lidar harmoniosamente com o facto de que o corpo está parado e em “movimento” ao mesmo tempo.

Imagem intercalada 1

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
https://tecnoblog.net/187498/realidade-virtual-real-demais/
http://www.telemoveis.com/media/content/article/bf1cc3b4bb3fbbe0dc776146cb759c7a.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário